segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sobre meus 18 anos.

Postado por Rafaela Baracat às 11:44:00 PM
18 anos... a idade que todos sonham. Carta de Motorista, maioridade, independência...
Para alguns significa poder comprar bebida alcoólica, sem intervenção. Para outros significa responsabilidade.
No meu caso não era nenhum dos dois. Eu sinceramente não sabia o que esperar, mas eu queria completar meus 18 anos. Dia 31/01/2010, às 23:50 meu coração começou a acelerar. E pra ajudar minha mãe solta uma pérola: "-Agora você só pode namorar com 18 anos." 
Deu meia-noite, e eu: "- NOSSA! 18 ANOS! QUE EMOÇÃO! NÃO SEI O QUE ESPERAR DESSA IDADE, MAS POXA, DEZOITO ANOS!" 
Como se fosse GRANDE COISA ter 18 anos.
Depois que completei a tão sonhada idade, comecei a pensar em entrar em lugares sem precisar de algum responsável; fazer uma tattoo sem autorização; assinar papéis sem o ifeliz 'ASSINATURA DO PAI OU RESPONSÁVEL', com coisa que eu seria 100% responsável, né?
Ok, é legal ser considerada absolutamente capaz, e falar de boca cheia: "-Eu tenho DEZOITO ANOS!". É legal não precisar de autorização para certas coisas, etc. Mas com tudo isso vem a responsabilidade. Coisa que eu não tive. Pois é, com 18 anos é obrigatório tirar Título de Eleitor, e é, eu não tenho. Esqueci de tirar. Com isso veio uma consequência, pois fui 'barrada' na inscrição de um concurso.
Isso me deixou bastante pensativa. Antes dos 18 temos a visão que de que ter 18 anos represente LIBERDADE. Sim, representa para algumas coisas. Mas atrás da liberdade vem a responsabilidade. E por isso acredito que quando chegamos aos 18 anos adquirimos uma certa maturidade.
No começo é uma sensação de 'Nossa! Nada mudou. Está tudo igual.' E realmente, ter 18 anos é uma sensação única. Uma sensação que você espera a 'vida inteira' pra ter, e quando finalmente pode sentir, não sente nada.
Por algumas vezes me senti adulta, e totalmente responsável e competente pra tomar algumas decisões. 
Me frustrei quando fui barrada em um barzinho. "-POXA, EU TENHO DEZOITO ANOS!" E o segurança educado diz: "-Mas eu preciso do seu RG, você tem cara de 14 anos e voz de 10."
-Valeu aí, senhor segurança!
É assim, você se acha o adulto e alguém vai lá e destrói seu sonho HAHA.
Confesso que meu sonho era ser presa, ao completar 18 anos. Sei lá, passar uma noite na cadeia. 
Há quem sonhe em fazer zilhões de tatuagens, e milhares de piercings, só pra dizer que não precisou de autorização pra fazer. Há quem queira CNH só pra sair andando com o braço fora do carro, ouvindo música no último volume, e se exibindo.
Pelo menos eu tenho um sonho humilde.
Meus 18 anos não foi como eu esperava, não pelo fato de eu não ter sido presa, mas porque continuou tudo igual. Só a responsabilidade que aumentou.
Quem já passou dos 18 entende o que eu estou falando. E à vocês que ainda são menores, me desculpem por destruir o sonho de que vocês se tornarão mais importante aos 18, só por que tem CNH. Não se esqueça que tem responsabilidade isso... gasolina, conserto do carro, enfim...


Com o passar  dos anos, e do tempo, aprendemos que não importa a idade, e sim cada momento vivido e as decisões tomadas. Pois cada decisão vai fazer da nossa vida, mais interessante. Ter 18 anos é legal, sim. Mas ter a maturidade de alguém mais velho, é melhor ainda.
Não importa a idade, o que importa é desfrutar de cada segundo. 18, 18, 25, 50 anos... você pode ser uma pessoa de 15 anos, com maturidade de 25 anos. E ser completamente jovem aos 50 anos de idade. VOCÊ ESCOLHE!
Só não esqueça que a vida se vive somente uma vez, e que alguns momentos não voltam mais.
Feliz vida à todos! 
(Rafaela Baracat)





 

A vida em versos. por Rafaela Baracat